O arquipélago de Fernando de Noronha fica no estado de Pernambuco, e em 2002 recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela UNESCO.
No local o turismo é desenvolvido de forma sustentável por isto quem for visitar poderá aproveitar areias douradas, mar azul e verde esmeralda, além da grandiosa vida marinha e as formações rochosas e mata do arquipélago que fica apenas a 545 quilômetros do Recife.
Para acesso o turista deve fazer por avião ou navio, portanto, o destino não é barato, já que todos os produtos são provenientes do continente, de qualquer forma mesmo com os gastos, a ilha recompensa qualquer viajantes devido aos cenários belos fora e dentro da água.
Entre tanta beleza na ilha, estão as praias do Sancho, da Baía dos Porcos e do Leão, consideradas entre as dez mais bonitas do Brasil, além dos Dois Irmãos e do Pico, cartões-postais de Noronha.
Apesar de ter somente 17 quilômetros quadrado à ilha possui seis quilômetros de extensão, por isto facilita o desbravamento do território. Suas praias são divididas em mar adentro e fora, por isto é possível coordenar os diversos atrativos e atividades da ilha, como caminhada, surf, passeios de barco e de bugue, observação de golfinhos, e o principal o mergulho de cilindro.
Entre estas atividades a mais comum é o mergulho acompanhado por um instrutor a 15 metros de profundidade, na qual basta uma máscara e um snorkel para ver todas as belezas nas piscinas naturais do Atalaia, que oferece peixes, corais coloridos, tartarugas, arraias e pequenos tubarões.
Os surfistas também são beneficiados em Fernando de Noronha, já que de dezembro a março, as praias da ilha (especial da Cacimba do Padre) oferecem ondas perfeitas de dois a cinco metros.
Uma curiosidade é que na ilha somente 240 pessoas podem pernoitar no arquipélago, além disso, estas pessoas podem aproveitar palestras na sede do IBAMA/Projeto Tamar, seguidas pelo forró do Bar do Cachorro.
O que fazer
A ilha oferece passeios de barco, de bugue, mergulhos, caminhadas em trilhas entre outros roteiros, para aproveitar toda viagem veja algumas dicas para não desperdiçar nem um minuto neste lugar maravilhoso.
Conhecer as praias da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho.
Mergulhar nas águas transparentes e ver a diversidade da fauna marinha.
Apreciar o por do sol em Conceição e Cacimba do Padre, ou no Boldró, que possui um mirante ou do Forte de São Pedro.
Praticar snorkeling na Praia do Atalaia.
Observar os golfinhos.
Conhecer a Vila dos Remédios, e ver suas construções histórias preservadas.
Fazer um passeio de barco.
Conhecer a praia do Leão, onde as tartarugas marinhas desovam no período de janeiro a junho.
Fazer trilhas (a ilha oferece 16 trilhas que levam a praias e mirantes).
Participar das palestras diárias no Centro de Visitantes na sede do IBAMA e do Projeto Tamar.
Ilhatur, passeio de bugue pela maioria das praias.
Praias de Fernando de Noronha
A ilha de Fernando de Noronha é dividida em duas costas, o mar de dentro (no Brasil) e mar de fora (África). O local possui águas cristalinas e é um prato cheio para os turistas.
Praias de Mar adentro
Baía do Sancho;
Baía dos Porcos;
Cacimba do Padre;
Baía de Santo Antônio (Porto);
Praia do Cachorro;
Praia do Meio;
Praia da Conceição;
Praia do Boldró;
Praia do Americano;
Praia do Bode;
Praias de Mar de fora
Praia do Atalaia;
Ponta das Caracas;
Praia do Leão;
Baía do Sueste;
Enseada da Caieira;
Buraco da Raquel;
Ponta da Air France;
Atrativos culturais
Vila Dos Remédios;
Fortaleza De Nossa Senhora Dos Remédios;
Forte São Pedro Do Boldró;
Palácio De São Miguel;
Quando ir
A seca vai de agosto a fevereiro, a temporada do surf vai de dezembro a fevereiro e entre agosto e novembro o mar vira uma piscina e fica ideal para praticar o mergulho.
Já para ver a soltura das tartarugas ela acontece nas praias do Leão e do Boldró sobre supervisão do Projeto Tamar entre abril a julho. Já em Agosto, acontece a Festa de Nossa Senhora dos Remédios.
Como chegar
Quem for de avião a Gol e a Azul têm voos diários para Fernando de Noronha partindo de Recife e Natal (somente Azul).
Informações úteis
Informações Turísticas
Postos de Informação e Controle (PIC) do Parque Marinho, instalados nos acessos à Baía dos Golfinhos / Sancho e Sueste, além do quiosque na Praça Flamboyant.
Aeroporto de Noronha
Vila do DPV, Km 3
Tel.: (81)3619-1311
Aeroporto Internacional Augusto Severo (Natal)
Tel: (84)3644-1000
Aeroporto dos Guararapes (Recife)
Tel: (81)3464-4188
Bancos
A única agência na ilha é o Santander, com caixa interligado à Rede 24 Horas.
Há três caixas eletrônicos do Bradesco (aeroporto, sede do Projeto Tamar e padaria Noronha), dois da Caixa Econômica (Casa Lotérica e Supermercado Noronhão) e um do Banco do Brasil (Correios).
Táxi
Nortax – (81) 3619-1314
Importante
Para visitar Fernando de Noronha é preciso pagar uma taxa de permanência. Esta taxa pode ser paga via Internet. O valor varia conforme o tempo de permanência, além disso, é importante guardar o recibo, pois ele é solicitado na entrada e na saída da ilha.
Já para acesso aos cartões-postais da ilha como Baía dos Golfinhos e praias do Sancho, Sueste e Atalaia também é pago um ingresso, que é válido dez dias corridos e é vendido na praça Flamboyant (diariamente, das 8h às 22h), além do Centro de Visitantes do ICMBio (entrada do Boldró, em frente ao Tamar), no PIC (Posto de Informação e Controle) do Golfinho (acesso ao Mirante dos Golfinhos e Praia do Sancho) e no PIC Sueste (acesso à praia do Sueste), diariamente, das 8h às 18h30.
Este bilhete também pode ser comprado pela internet (http://www.parnanoronha.com.br) por R$ 81 para brasileiros e R$ 162 para estrangeiros (valores de Julho/205).
Deixe uma Resposta