Atualmente os Lençóis Maranhenses é considerado uns dos destinos mais belos do país, devido a suas dunas, suas lagoas de água doce que as vezes estão azuis ou verdes.
Neste paraíso fica o município de Barreirinhas protegido pelo status de Parque Nacional. A partir deste ponto o turista pode explorar todo este cenário que fica mais belo entre os meses de junho e setembro, período quando as lagoas estão cheias.
Para conhecer os cartões postais dos Lençóis Maranhenses, é preciso que o viajante tenha o apoio de agências de turismo, pois para entrar na reserva é necessário o acompanhamento de um guia credenciado.
Já para circular pela região que possui várias trilhas com areia e rios é preciso utilizar veículos com tração nas quatro rodas ou de barco. Somente com uso destes itens é possível chegar às lagoas Azul, e Bonita, que exige a escalada de uma duna de 40 metros de altura. Apesar de parecer complicado todos estes esforços são compensados com banhos refrescantes, paisagens divinas e o por do sol em meio aos montes de areia.
Para explorar o povoado vizinho, é utilizado barcos e jipes, assim é possível conhecer locais menos explorados. Como exemplo em Santo Amaro do Maranhão fica a maior lagoa da região, a Gaivota, enquanto em Atins o acesso é feito para a praia de Lençóis, com 70 quilômetros de praia deserta.
Barreirinhas
Para quem pretende entrar no parque existem resorts abertos e pousadas e agências que organizam passeios.
Vista clássica
Para ver a vista clássica é necessário fazer o sobrevoo de monomotor. Através do sobrevoo é possível conhecer toda a extensão do Parque Nacional, porém, o aeroporto da cidade não é homologado, portanto, o passeio não é regularizado o que dificulta a fiscalização do brevê do piloto.
Como chegar
Para chegar existe o ônibus da empresa Cisne Branco (3243-2847, www.cisnebrancoturismo.com.br) que sai diariamente de São Luís para Barreirinhas em quatro horários (6h, 8h45, 14h e 19h30; R$ 28).
A BRTur (3236-6056 e 9114-5813) faz o trajeto de van, às 5h e às 8h, e cobra R$ 40 por pessoa, com a conveniência de buscar o cliente no hotel.
Para quem for de carro, vá pela BR-135 e a MA-402.
Como andar
Nas ruas de Barreirinhas existem táxis a preços acessíveis, além disso, quem ficar no Centro pode caminhar na Avenida Beira-Rio, local que possui a maior parte de bares e restaurantes. Já para ver as dunas é preciso contratar os passeios de jipe.
Hospedagem
A maior parte das hospedagens está em Barreirinhas. Para quem deseja aproveitar a natureza deve ir para outros pontos como Atins, Caburé e Santo Amaro. Estes municípios possuem pousadas com estruturas simples.
Alimentação
Na Avenida Beira-Rio, em Barreirinhas fica grande parte dos estabelecimentos, fora dessa área tem o Bambaê e em Santo Amaro do Maranhão procure experimentar o camarão-da-malásia, nas pousadas Cajueiro e Água Doce. Para quem passar por Atins prove o camarão do Da Luzia e em Caburé, coma o robalo da Península do Caburé.
Roteiros
O local possui paisagem com lagoas de água doce e águas brancas, por isto independente do passeio, os Lençóis Maranhenses pode agradar a todo tipo de viajante, por isto veja algumas sugestões de turismo:
O que ver e fazer
Deixe uma Resposta